Solicite um Orçamento

  • Como melhorar a rentabilidade das transportadoras através do controle dos custos operacionais

    Sascar inova com Smarts Reports – relatórios para atuar de maneira fácil e rápida nos pontos críticos da operação

    O Custo do transporte é o principal ofensor para a saúde financeira das transportadoras. Para uma gestão eficiente de custo é preciso levar em conta despesas fixas e, principalmente, as variáveis, que são compostas por combustível, pneu, manutenção dos veículos, lavagem e lubrificantes, fora os custos administrativos e impostos.

    Segundo dados levantados pela NTC & Logística esses custos tem afetado a defasagem do piso mínimo do frete, já que o mercado ainda está cobrando abaixo dos custos. Isso, a longo prazo, passa a ser insustentável. O estudo aponta que, um cavalo mecânico de 3 eixos, rodando 10 mil quilometros, tem como principal custo fixo o salário do motorista, o que representa 20% do total.  Já em relação aos custos variáveis, o principal ofensor é o custo do combustível que representa 40%.

    Nesse ano de 2019, o custo do combustível já sofreu um reajuste acumulado de 24%, motivado pelos reajustes promovidos pela Petrobras. Esse aumento tem afetado consideralmente transportadoras e o bolso das famílias brasileiras.

    Para apoiar os transportadores nesse nesse cenário, a Sascar oferece ao mercado a solução Smart Reports, com o objetivo de ajudar os gestores de frotas a identificar oportunidades para deixar a operação muito mais rentável e segura.

    Com os dados da Telemetria Can, são gerados relatórios mensais de toda a frota. Com eles, o transportador analisa e faz diagnóstico dos indicadores da sua operação, como por exemplo consumo de combustível.Para entender as causas destes custos, os Smart Reports demonstram os hábitos ao volante que precisam ser corrigidos, permitindo que o gestor identifique a causa raiz e trace umplano de ação para reduzir seus custos operacionais.

    Um dos indicadores de fácil visualização é o consumo de combustível por litro. Com o Smart Reports o gestor pode identificar as causas de um consumo exagerado de diesel, devido ao excesso de velocidadede cometido por alguns motoristas, por exemplo. Em casos como esse, o gestor da frota pode então dar feedbacks precisos aos motoristas e tomar medidas assertivas para reduzir custos.

    O cliente que contrata a solução Smart Reports também conta com um acompanhamento consultivo mensal para montar planos de ação visando melhorar os pontos críticos de sua operação, que foram identificados na análise dos relatórios Smart Reports.

    • Central de Roubo
      Sascar: 0800-648-6003 Cargo Tracck: 0800-722-7002
    • Televendas
      0300-789-6004
    • Atendimento
      Sascar:

      4002-6004 (Capitais)

      0800-648-6004 (demais localidades)

      OTR Sascar: 0800-177-202